Aqui você encontra malte, lúpulo, fermento cervejeiro e equipamentos para produção caseira de cerveja. temos cursos de cervejas também. Venha aprender a fazer sua própria cerveja.

ArteBrew – Nosso Negócio é a Sua Cerveja !!!

Clarificante de Cerveja Biofine Kerry - 01gr

Disponibilidade: Em estoque

R$1,50
OU

Descrição Rápida

Clarificante de Cerveja Biofine Kerry - 01gr


O produto é um colágeno purificado e padronizado, derivado dos peixes tropicais. Sua principal finalidade é reduzir o tempo de maturação da cerveja pois devido a sua carga positiva ocorre uma neutralização das cargas negativas das paredes celulares das leveduras formando uma rede de partículas associadas, proporcionando uma rápida floculação e sedimentação.


Além disto o produto melhora a estabilidade da espuma e da estabilidade da turbidez a frio.


O produto está dimensionado para 20 litros de cerveja pronta.

Clarificante de Cerveja Biofine Kerry - 01gr

Duplo clique na imagem acima para visualizá-la maior

Reduzir
Aumentar

Mais Visualizações

Detalhes

Clarificante de Cerveja Biofine Kerry - 01gr

O produto é um colágeno purificado e padronizado, derivado dos peixes tropicais. Sua principal finalidade é reduzir o tempo de maturação da cerveja pois devido a sua carga positiva ocorre uma neutralização das cargas negativas das paredes celulares das leveduras formando uma rede de partículas associadas, proporcionando uma rápida floculação e sedimentação.

Além disto o produto melhora a estabilidade da espuma e da estabilidade da turbidez a frio.

O produto está dimensionado para 20 litros de cerveja pronta.

                                                          BIOFINE 

 

PROCEDIMENTOS PARA  PREPARO E DOSAGEM

 

 

1. PREPARO DA SOLUÇÃO:

 

1.1. O preparo da solução de dosagem de BIOFINE é feito num tanque provido de agitação, preferencialmente, intensa.  

 

1.2. Recomenda-se borbulhar CO2 por baixo do tanque para reduzir a concentração de de oxigênio dissolvido à solução de dosagem e, consequentemente, à cerveja.

 

1.3. Deve-se utilizar água fria ( T < 10 oC) para dissolver o produto, evitando desta forma a desnaturação do colágeno, componente ativo de BIOFINE.

 

1.4. - A concentração inicial do preparo deve ser de 1.0%, no máximo.

         (1.0 kg de BIOFINE para cada 100 L de água fria = 1 %)

 

1.4.1. Deve-se inicialmente utilizar  70% do volume de água a ser utilizado no preparo da  solução

 

1.5. -  Agitar intensamente por 40 minutos, de forma a garantir os níveis máximos  de  solubilização do colágeno.

Adicionar os 30% restante da água e agitar por mais 20 minutos

 

1.6.- Diluir a solução para a concentração de dosagem 0.5% (basta acrescentar o mesmo volume de água fria correspondente ao volume, sempre que possível.

 

1.7.- Agitar por mais 20 minutos

 

1.8 A solução pronta pode ser utilizada no prazo de 24 horas, desde que sua temperatura seja sempre mantida abaixo de 15 oC.

 

IMPORTANTE:

  • temperaturas da solução acima de 15ºC causam a desnaturação do colágeno e a perda de eficiência do BIOFINE

 

  • a solubilização do BIOFINE não é completa, pois o colágeno não é totalmente solúvel em água. Soluções mais concentradas que 0,5% dificultam sobremaneira a hidratação do produto. 


2.  DOSAGEM:

 

A dosagem recomendada varia em função do número de células em suspensão. Dosagem excessiva do BIOFINE causa repulsão das partículas e resuspende as células de levedura. Como ponto de partida, recomenda-se dosar 1 a 2 g/100L. Em seguida, pode-se ajustar a dosagem em função dos resultados. Ainda como referência, cervejas com cerca de 500.000 células/ml são tratadas com cerca de 1 g/100 L de BIOFINE.

 

Existem 2 métodos recomendados para a dosagem da solução de BIOFINE:

 

Método I: Homogeneização com CO2 – Processo Unitank

 

I.1.  Ao final da fermentação, quando o extrato houver atingido o valor especificado, a temperatura deverá ser reduzida abaixo de 4°C. Neste ponto, 90% do fermento deverá estar sedimentado e poderá então ser retirado.

 

I.2.  Do início até 24h antes do final da maturação, a solução de BIOFINE poderá ser dosada com o uso de bomba centrífuga, ou alternativamente, poderá ser injetada com o uso de contra-pressão de CO2 diretamente por baixo do tanque, com o uso de mangueiras e válvulas de retenção adequadas.

 

I.3. Injetar CO2  por baixo do tanque para assegurar uma completa homogeneização da cerveja com BIOFINE solução. O tempo para homogeneização depende do tamnaho do tanque.  

 

 

Método II: Dosagem na transferência FerèMat.

 

Dosar a solução de BIOFINE na linha de transferência do fermentador ao maturador.

 

  • garantir dosagem homogênea ao longo de toda a transferência para promover o contato de toda a cerveja com o BIOFINE.

 

 

3. TEMPO DE CONTATO

 

As células com BIOFINE decantam em até 24h, dependendo da altura do tanque de maturação.

 

Após a dosagem, realizar a purga do tanque a cada 24h para retirada das células decantadas.

BIOFINE 

 

Descrição Técnica 

 

BIOFINE é um agente clarificante à base de colágeno, utilizado para acelerar a sedimentação de células e partículas coloidais turvantes em suspensão na cerveja em maturação. Seu modo de ação decorre da formação de cargas positivas pelas moléculas de colágeno quando dispersas no pH da cerveja. Estas moléculas interagem com a parede celular da levedura bem como outras partículas carregadas negativamente presentes no meio, resultando em aumento do tamanho de flocos e rápida sedimentação do gelläger. Por ser insolúvel no pH da cerveja, BIOFINE é considerado auxiliar de processo, sendo totalmente removido na retirada normal de gelläger dos tanques de Maturação.

 

Benefícios de Uso:

1- O uso de BIOFINE resulta em significante aumento dos ciclos de filtração, gerando economia de terra diatomácea, tempo e trabalho. A redução de limpeza e novas pré-capas diminui o risco de absorção de oxigênio na cerveja.

2- O gelläger torna-se mais compacto e cria-se uma interface nítida entre a cerveja clarificada e o sedimento, reduzindo as perdas de extrato.

3- O uso de BIOFINE resultam em uma cerveja com menos turbidez e mais brilho.

4- O uso de BIOFINE reduz o tempo necessário de maturação da cerveja.

5- O tratamento com BIOFINE melhora a estabilidade coloidal.

6- O tratamento com BIOFINE melhora a estabilidade da espuma.

7- O uso de BIOFINE aumenta a capacidade da cervejaria.

8- O uso de BIOFINE pode reduzir o uso de Estabilizante de Espuma e de Estabilizante Coloidal (Papaína / Sílica-gel / PVPP).

 

Dosagem de Uso 

A dosagem de BIOFINE varia de acordo com as condições de cada processo. Em geral, a dosagem na faixa de 1,5 – 5,0 gramas de por hectolitro de cerveja a ser tratada é suficiente para alcançar resultados satisfatórios com o uso do produto.  

 

Armazenagem/Validade 

BIOFINE deve ser estocado em ambiente fresco e seco, à temperatura ambiente. Em embalagem original Kerry (não aberta), BIOFINE possui validade de 24 meses a contar da data de produção.

Tags do Produto

Utilize espaços para separar tags. Utilize aspas simples (') para frases.

ARTEBREW - NOSSO NEGÓCIO É A SUA CERVEJA *Permitido apenas para maiores de 18 anos